Tecnologia e Inovação

50ª audiência pública ANS: fique por dentro das novidades e o que mudou para as operadoras

Nos dias 28 e 29 de janeiro de 2025, aconteceu a 50ª audiência pública ANS para discutir mudanças importantes para o setor de saúde suplementar.  

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as duas principais mudanças discutidas, que podem impactar diretamente a sua operadora de saúde, bem como o que fazer para se adequar a estas atualizações.

1 – A obrigatoriedade da venda on-line: 

Desde de novembro de 2016 a ANS já permitia a comercialização eletrônica de planos de saúde de forma regulamentada.  

Isso funcionava de forma facultativa, ou seja, as operadoras que quisessem poderiam disponibilizar um canal de vendas on-line para ofertar seus produtos.  

No entanto, o que acontece agora é que a ANS torna o texto da RN n° 413, que regulariza a venda on-line, como algo obrigatório ao invés de facultativo, como era aplicado anteriormente.  

Isso significa que, a partir daqui, as operadoras também precisam oferecer um canal de vendas on-line para os seus clientes, além da forma de contratação tradicional.  

Essa atualização na regulamentação vale principalmente para as seguintes modalidades:  

  • Planos coletivo por adesão
  • Planos de contratação individual ou familiar (PF)
  • Planos coletivos empresariais para empresários individuais  

Desta forma, o objetivo da ANS com essa mudança não é substituir a comercialização tradicional, mas fazer com que as operadoras ofereçam ambas as opções de canais de contratação. Assim, o consumidor tenha o poder de escolher conforme a sua preferência.  

Além disso, é importante destacar que essa mudança não significa que a figura do corretor é totalmente dispensada no processo de contratação. Os corretores continuam desempenhando um papel fundamental como especialistas e consultores, guiando os clientes para uma melhor tomada de decisão.  

2 – Entrevista qualificada feita por outros profissionais da saúde: 

Anteriormente, apenas médicos poderiam preencher a Declaração de Saúde por meio de entrevista enviada.

Assim, as regiões com poucos médicos disponíveis acabavam enfrentando gargalos na fila de agendamento das entrevistas qualificadas, o que tornava essa parte do processo mais lenta. 

Agora, com a nova regulamentação, o Art. 5º da RN ANS nº 558 permite que a Declaração de Saúde seja preenchida com outros profissionais da rede credenciada, não dependendo exclusivamente dos médicos 

3 – Outros tópicos mencionados:  

 Além disso, a 50ª audiência pública ANS também tratou de outros tópicos, como:  

  • Reajuste de planos coletivos  
  • Revisão técnica dos preços dos planos individuais/familiares  
  • Mecanismos financeiros de regulação (coparticipação e franquia) 
 Como se adequar as novas regulamentações?  

Essa pode ser uma preocupação de muitas operadoras, e também dos corretores depois das mudanças anunciadas.   

Sobretudo quando falamos da venda eletrônica, é necessário considerar que algumas operadoras de pequeno porte ainda não possuem recursos tecnológicos que sejam seguros e adequados a todos os critérios da RN n° 413 para disponibilizar um canal de venda on-line.

Por isso, plataformas de venda de planos de saúde on-line, como o h-Commerce, se apresentam como grandes aliadas nesta fase de aceleração da digitalização das operadoras.

O h-Commerce já existe a mais de 5 anos e está em conformidade com todos os critérios da RN n° 413 para comercializar planos de saúde.

Um aliado para acelerar a digitalização da sua operadora! 

O sistema tem tudo o que precisa para simplificar e digitalizar o processo de vendas das operadoras, desde a cotação do plano até depois da implantação de um contrato.

Seja na venda direta, realizada de forma autônoma pelo cliente, ou na venda intermediada pelo corretor especialista, o h-Commerce integra todo o onboarding de novos beneficiários em um único lugar, otimizando este processo.  

Desta maneira, há mais facilidade tanto para o corretor que está vendendo quanto para quem está contratando.  

Para o corretor, sua rotina de vendas torna-se mais inteligente e eficaz, reduzindo o tempo com preenchimento de papelada, digitações, erros manuais e dispensando o deslocamento até o cliente.  

Este novo processo oferece mais comodidade e segurança ao cliente, valoriza a experiência de contratação e permite que toda a negociação ocorra pelos canais digitais, como site, WhatsApp e e-mail.

Através do h-Commerce mais de 1 milhão de vidas já foram alcançadas. Fazendo dele um dos sistemas mais completos e confiáveis para digitalizar a venda de planos de saúde.  

 

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